Adapte-se

A pandemia de Coronavírus e o consequente isolamento social que a seguiu trouxe uma forma totalmente nova de viver, vender, comprar, estudar e se relacionar com as pessoas e com o mundo.

Algumas mudanças no mercado de trabalho foram adiantadas em decorrência da pandemia: são evoluções que uma hora ou outra chegariam, mas que foram antecipadas. 

Essas evoluções vieram para ficar e é preciso que elas sejam integradas na sociedade, por todos, porque elas trazem melhorias e incentivam o uso de tecnologias e avanços como um todo. Você sabe quais são essas mudanças e como se preparar para elas?

Home office: o trabalho remoto, adotado às pressas, é uma alternativa que veio para ficar, principalmente para os profissionais cujo emprego não exige presença física. 

O home office já era adotado em empresas de países desenvolvidos e será o padrão em alguns ambientes: os trabalhadores não precisarão ir até o escritório, a menos que queiram.

Essa é uma forma moderna de trabalhar, afinal, as pessoas podem economizar com transporte, refeição fora de casa além de economizar o tempo do trajeto. A empresa economiza energia elétrica e até com o aluguel em caso de escritórios.

Cabe ao trabalhador organizar o próprio tempo e cabe ao empregador oferecer as ferramentas para que esse trabalhador trabalhe de case.

Mudanças nos processos de seleção: as formas de contratar profissionais também serão online. Desde o processo de seleção até a entrada do funcionário na empresa, todo o processo tem sido feito de forma virtual. E essa tendência veio para ficar. 

Os profissionais em busca de novas oportunidades de trabalho devem se preparar para as entrevistas online, pois elas serão cada vez mais frequentes. Uma boa internet, treino e confiança ajudam a se dar bem numa entrevista de emprego online.

Demanda por qualificação: a busca por profissionais qualificados e adaptados ao trabalho online só aumenta. Por isso, haverá mudança no tipo de capacitação profissional que as empresas passarão a valorizar, como o “continuous learning” (educação continuada), que é o conceito de estar sempre aprendendo e fazendo vários cursos relacionados à área de atuação.

Investir em novos conhecimentos, aperfeiçoamentos e qualificações ajuda – e muito – a fazer parte do mercado de trabalho no pós-pandemia. Retomar o crescimento e as atividades é o objetivo de todos os profissionais que estão fora e dentro do mercado de trabalho.

Para se preparar para essas mudanças, venha estudar na Farese: oferecemos mais de 900 cursos de pós-graduação atualizados para alavancar a sua carreira, acesse nosso site e saiba mais.

agencia