Desenvolva essa habilidade

Você sabe dar feedbacks? Essa é uma habilidade muito importante e cada vez mais exigida por recrutadores que buscam por perfis de liderança, afinal, transmitir os anseios e opiniões da empresa ao colaborador de maneira clara e educada é fundamental para o bom relacionamento de todos os envolvidos.

O engajamento dos colaboradores aumenta quanto mais eles recebem feedbacks, segundo pesquisas. Saber ou não se o seu trabalho está dentro das expectativas, onde você pode melhorar e ter o seu trabalho reconhecido é imprescindível para o desenvolvimento pessoal e profissional.

A vida profissional acaba sendo afetada e o colaborador entrega resultados errados quando não recebe o direcionamento correto, o que é prejudicial para todos os envolvidos. Antes de seguir em frente, o ideal é ajustar o caminho certo e diminuir as chances de cometer novos – ou antigos – erros.

Ao receber um retorno sobre o trabalho prestado, o colaborador tem a chance de evoluir e melhorar o seu desempenho, ajustar o seu empenho ou até mesmo investir em cursos e treinamentos. Dar feedback, porém, não é uma tarefa fácil para muitas pessoas. ⠀

Confira algumas dicas da Farese:⠀

  • Não fuja das críticas mais duras. Elas são marcantes e ferramentas de crescimento extremamente importantes. Observe sempre, no entanto, a sua educação e o seu tom. Meça as suas palavras e procure fazer críticas construtivas; ⠀
  • A cada crítica recebida, o colaborador se atualiza sobre o seu desempenho e busca atualizar também as suas tarefas; ⠀
  • Algumas empresas já adotam o feedback de maneira digital. Deve observar-se, sempre, que não pode haver constrangimento para/com o colaborador de forma alguma. O ideal é que o feedback, quando negativo, seja feito de maneira privada;
  • É importante determinar de que forma dar esse feedback. Se ele será feito pelo celular, através de uma ligação ou de um aplicativo, se ele será feito ao vivo em uma reunião ou ainda se será enviado por e-mail. Tudo depende do perfil da empresa e do colaborador;
  • Existem treinamentos sobre como dar feedbacks para quem ainda sente dificuldades, mas atenção: com prática, fazer essa tarefa se torna cada vez mais simples; ⠀
  • Elogie em público. Critique no privado. Nunca exponha uma pessoa em situações negativas. Além de antiético, é uma situação deselegante que conta negativamente para você também.

Investir em uma plataforma de gestão de desempenho que usa a tecnologia pode tornar esse trabalho mais fácil. Uma das regras de ouro é usar o bom senso e procurar ser o mais educado e claro possível quando for dar um retorno sobre o serviço prestado

Seguindo essas dicas da Farese o seu futuro fica bem mais perto de você!

agencia