Administre o seu tempo livre de um jeito mais inteligente

Saiba como

Nunca use 100% do seu tempo livre para estudar! O cansaço, a distração e o esforço para se concentrar em algo quando não se está plenamente confortável é muito grande e não traz os resultados desejados.

Um erro comum cometido pelos estudantes é acreditar que é possível colocar a matéria em dia de uma vez só, num único dia ou noite ou num único final de semana. Eles podem até conseguir, mas essa não é uma escolha indicada por profissionais da educação.

O ideal é que você destine algumas horas por dia aos seus estudos, de acordo com o seu tempo disponível. Analise as suas horas vagas e em quantos dias da semana conseguirá separar algumas horinhas apenas para estudar.

Destine cerca de 50% do seu tempo livre para estudar, colocar a matéria em dia e se organizar. O resto do tempo você pode utilizar para descansar, assistir uma série, fazer algo que gosta.

Descansar é fundamental para o aprendizado. Estar cansado não ajuda e faz você perder tempo ao tentar ler e se entender com as matérias apresentadas que se tornam cansativas e sem sentido.

Aprenda também a lidar com as suas emoções: esperar para estudar, trabalhar ou fazer qualquer outra atividade apenas quando você se sente disposto ou de bom humor pode acabar com a sua produtividade. Nem sempre nos sentimos no nosso melhor o tempo todo, mas as atividades precisam ser feitas mesmo assim;

Monte seu planejamento e entenda quantas horas livres você tem por dia (ou por semana). Dessas horas livres, separe 50% para dedicar somente aos estudos e as outras 50% dedique ao seu lazer.

Neste planejamento, inclua os imprevistos nos seus planos: pode ser que algo urgente aconteceu e acabou passando na frente dos seus planos. Lutar contra o acaso é muito difícil, por isso, considere que às vezes alguns imprevistos podem surgir.

Evite se repreender, afinal, dar broncas em você mesmo não é muito eficaz. Você sabe até que ponto é responsável pela situação em que se encontra. Analise o que aconteceu, o que você aprendeu com essa situação e o que você vai fazer para que ela não se repita.

Esquecer de descansar e focar apenas nos estudos, por mais tentador que possa parecer, não funciona. Uma mente cansada não consegue absorver conhecimento da mesma forma que uma mente relaxada.

Dessa forma, o semestre segue de maneira tranquila e você não se desespera com os prazos. Bons estudos e conte com a gente sempre que precisar!