Amizades fazem o trabalho valer a pena

Todos sabemos que conquistar boas amizades no trabalho é algo essencial para conseguir manter um ambiente de trabalho agradável e até mesmo garantir o próprio emprego.

Isso ocorre porque os empregadores fazem o máximo para anular de maneira rápida qualquer indício de um ambiente de trabalho em desarmonia e pouco produtivo para a empresa. Por essa razão, neste post preparamos algumas dicas do que fazer para conquistar amizades no ambiente de trabalho e se tornar um profissional essencial para a empresa. Segue a leitura!

1 – Esteja sempre disposto a ajudar os outros

Seja uma pessoa prestativa. Jamais seja o tipo de funcionário que se preocupa apenas com o próprio trabalho. Mostre-se disposto a ajudar os outros, seja na orientação daquilo que você conhece, ou até mesmo ajudando o trabalho deles nos momentos de tempo livre.

Quanto mais prestativo você for, mais se mostrará indispensável para a empresa e para todos que trabalham com você. Acredite, as pessoas irão notar o seu empenho.

2 – Saiba diferenciar o profissional do pessoal

Tenha sempre cuidado em reconhecer os limites de convivência com os seus colegas de trabalho. O fato de você ter algum grau de intimidade não significa que tem a liberdade de tratar assuntos da vida pessoal dos outros. Portanto, aprenda a diferenciar o profissional do pessoal.

Reconhecer o limite entre o pessoal e o profissional é uma característica chave para uma convivência harmônica no ambiente de trabalho.

3 – Não trate de assuntos que não lhe diz respeito

Outra consequência importante de saber diferenciar o profissional do pessoal é reconhecer quais assuntos você deve tratar no ambiente de trabalho. É importante saber o tipo de assunto adequado não só para os seus colegas funcionários, mas também para os chefes e gestores.

De um modo geral, evite ser aquela pessoa “sem noção” que fala de assuntos inadequados e está sempre se intrometendo na vida dos outros. Pessoas assim causam grandes desarmonias para o ambiente de trabalho, e frequentemente acabam perdendo o emprego.

4 – Jamais critique um colega de trabalho na frente do chefe

Por último, a dica mais importante para fazer boas amizades no ambiente de trabalho é jamais criticar ou falar do comportamento de algum colega na frente do seu chefe. Mesmo que você acredite que tem alguma liberdade com o chefe, jamais cometa o erro de criticar outras pessoas.

Pessoas que fazem isso acabam sendo reconhecidas como dissimuladas e mentirosas. Isso comprometerá toda a confiança que os outros poderiam ter em você. Portanto, evite críticas, fofocas, histórias inadequadas, e tudo aquilo que pode causar desarmonia para o ambiente de trabalho.

Gostou deste texto e gostaria de mais dicas do que fazer para garantir o seu profissional? Venha estudar com a gente e aprenda o que há de mais importante para o seu futuro.

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!