Como aproveitar as aulas online?

Se dê bem no EaD

O primeiro trimestre está quase chegando ao fim, mas é importante que o estudante saiba se organizar para aproveitar ao máximo as aulas online. Diferentemente das aulas presenciais, no online o professor não chama a sua atenção quando você se distrai.

Grande parte do aprendizado depende exclusivamente do comprometimento do aluno, que deve estudar o material, assistir às aulas, se aprofundar na leitura complementar e entregar as atividades em dia.

Por isso, disciplina é fundamental, afinal, quem chama a sua atenção é você. Sem chamada ou lista de presença, a tentação de “matar aula” é muito maior. Mas quem perde com isso é o próprio estudante.

Confira algumas dicas que podem ajudar você a aproveitar melhor o curso, aprender mais e com mais eficiência:

Controle o seu tempo: evite deixar tudo para a última hora. A melhor estratégia é estudar um pouco por dia, assim as tarefas não se acumulam e você não se estressa. Fazer tudo de qualquer jeito não é uma boa estratégia. Tenha anotado o dia para entregar as tarefas e tente fazê-las um pouco por dia.

Descubra de que maneira você aprende melhor: você aprende melhor lendo, escrevendo, ensinando ou ouvindo? Existem várias formas de aprender e uma delas é a ideal para você. Teste várias formas até perceber o que melhor funciona para você.

Consuma o material de estudo disponível, leia os textos indicados e procure pelos temas que você não conhece. Você também é responsável pelo que você aprende. Outra dica interessante é conversar com os colegas de classe e discutir os temas abordados.

Enquanto assiste às aulas, faça anotações dos tópicos mais importantes. Assim, você pode recorrer ao resumo sempre que precisar.

Converse e debata a matéria com os seus colegas: é cada vez mais fácil se conectar com as pessoas, independente de onde elas estejam fisicamente, através da internet. Se possível, agende um bate papo com o professor.

Participe de grupos e de webconferências sobre o tema: conversar com outras pessoas que estudam o mesmo assunto que você, que estão na mesma área que você, proporciona uma troca muito válida.

Invista em networking: essa é a hora de conhecer e manter contato com profissionais com os mesmos interesses que você. Com o avanço da tecnologia, as barreiras geográficas não são mais tão importantes assim.

Explore a leitura complementar: aprofunde-se no assunto

Por fim, escolha uma instituição séria que se comprometa com o aprendizado dos alunos: a Farese oferece mais de 1000 cursos de pós-graduação a distância, acesse o nosso site e saiba mais.