Confira algumas dicas

Acreditar em você mesmo é uma das capacidades mais buscadas por pessoas que buscam o aperfeiçoamento pessoal, profissional e emocional. Saber que você é capaz de realizar um projeto com sucesso e aceitar desafios é uma característica muito importante.

Algumas pessoas costumam confundir a autoconfiança com a soberba, mas não é esse o sentimento que deve ser nutrido. A falta de confiança em você mesmo traz muitos malefícios, entre eles, quando a pessoa recusa um desafio por acreditar que não tem capacidade suficiente, sabotando assim a sua chance de aprender e crescer em vários sentidos.

Mas, como aumentar a autoconfiança, principalmente em um tempo complicado, como agora com a pandemia? Separamos algumas dicas para você treinar e aplicar no seu dia a dia. Com foco e persistência, várias habilidades podem ser aprendidas:

Cerque-se de pessoas positivas e que acreditam em você

Acreditar em si mesmo é muito mais fácil quando existe uma rede de pessoas que também acreditam e torcem por você. Humores e atitudes são contagiantes, por isso, se você precisa dar novos ares à forma como enxerga a si mesma, evite contato com pessoas que transmitem sentimentos negativos.

Organize-se

Se você fica chateado porque não consegue cumprir prazos ou arrumar um tempinho para conversar com os amigos, pode ser que você não esteja se organizando de maneira correta. Saber o que você deve fazer, com prazos, anotados e consultados, dificulta as chances de que você perca alguma data. Sabendo o que deve ser feito, fica mais fácil se organizar.

Esteja disposto a ajudar

Ajudar os outros, por menor que a ajuda possa parecer, ajuda principalmente a você mesmo. Ao ajudar uma pessoa você se sente útil e percebe que consegue fazer mais pelos outros e por você também. Aliás, é ajudando que se aprende mais sobre você e sobre os outros também.

Reconheça onde você pode melhorar

Não existem pessoas perfeitas, mas existem pessoas que buscam a melhoria constante. Faça uma reflexão: que campo da sua vida você gostaria de melhorar? Talvez você precise ter um pouco mais de paciência, por exemplo. Reconhecer aquilo que lhe incomoda em você mesmo e depois trabalhar para resolver essa situação aumenta a sua confiança em você mesmo e como você se sente em relação a sua vida.

Além disso, a autoconfiança não colabora só para a auto-estima das pessoas, mas também pode fazer crescer a conta bancária delas, disse um estudo feito nos Estados Unidos. Pessoas que tinham uma imagem positiva de si mesmas quando adolescentes ou jovens obtiveram salários maiores na meia-idade, ganhando mais de 45 mil dólares ao ano.

Para os especialistas, uma das explicações para a importância da auto-estima pode ser a motivação. Pessoas positivas que acreditam em si mesmas têm metas mais ambiciosas, por isso, mesmo que encontrem adversidades, não têm tanta tendência em absorvê-las.

Investir em você mesmo e nos seus conhecimentos ajuda você a ter uma visão mais positiva em relação a você mesmo. Invista em uma pós-graduação da Farese e veja seu sucesso aumentar.

agencia