O que fazer para conseguir motivar e engajar sua equipe de trabalho em grupo

Todo trabalho em grupo sempre envolve o desafio de fazer a equipe se envolver com o trabalho e não acabar trabalhando sozinho ou permitindo que apenas uma pessoa trabalhe para todos os outros.

Um bom trabalho é sempre feito com a participação de todos, de maneira que cada um consegue agregar parte do seu próprio conhecimento. Por essa razão, neste post falaremos do que fazer para conseguir engajar e motivar sua equipe em qualquer trabalho em grupo. Segue a leitura!

Saiba delegar as tarefas

O primeiro ponto importante para uma equipe de sucesso é saber delegar tarefas. Saber delegar significa apenas saber atribuir as tarefas corretas às pessoas corretas.

Isso significa que se alguém é bom em uma determinada área, delegue à essa pessoa a parte do trabalho sobre aquele tema. É comum que as pessoas diminuam a empolgação com o trabalho por terem que fazer algo que é chato e enfadonho.

Assim, se você souber ouvir e atribuir a cada pessoa aquilo que ela pode fazer de melhor, com certeza aumentará as chances de sucesso da sua equipe. E isso nos leva a um outro ponto importante

Esteja aberto a outras opiniões

Não seja aquela pessoa que quer monopolizar todo o desenvolvimento do trabalho. Pessoas assim acabam com toda a empolgação do restante do grupo e todas as pessoas acabam apenas esperando que ela faça tudo e eles apenas apareçam no dia.

Por isso, ouça as outras pessoas, procure entender e considerar suas opiniões e sugestões sem qualquer julgamento. Se você está numa posição de liderança dentro do grupo, tome decisões democráticas e faça com que todas as pessoas participam de todas as decisões.

Isso não apenas ajudará as pessoas a se envolverem mais com o trabalho, mas também evitará reclamações ou críticas a execução do trabalho.

Divirta-se também

Não seja a pessoa paranoia super preocupada com a nota o tempo inteiro. Divirta-se e permita que as outras pessoas também se divirtam durante a execução do trabalho.

O propósito de todo trabalho em grupo é fazer com que os alunos se divirtam, interajam e aprendam uns com os outros.

De maneira geral, o quanto mais você abrir espaço para as outras pessoas participarem, mais elas irão contribuir e se envolver com o trabalho. Como dissemos, é comum que as equipes se entediem porque também é comum que apenas uma pessoa tome a frente e faça tudo pelos outros.

Gostou deste texto e gostaria  de aprender a aproveitar melhor sua formação na universidade? Acompanhe nosso conteúdo.

agencia