Como fixar o que acabou de estudar?

Aprenda algumas dicas

Você lê todo o material, assiste aos vídeos complementares e estuda com atenção mas, depois de alguns minutos, percebe que esqueceu tudo o que estudou?

Você relê várias vezes o mesmo parágrafo, pode até fazer algumas anotações, mas o aprendizado não vem?

Calma! Essa situação é bastante comum, vários estudantes passam por isso.

Assistir às aulas a distância é um desafio para muitas pessoas que ainda não estão acostumadas e/ou que se distraem facilmente. Estar em um ambiente não controlado, diferente de uma sala de aula, por exemplo, pode mandar mensagens erradas ao seu cérebro.

Se a sua cama é o seu lugar de descanso e você a utiliza para estudar, por exemplo, uma das duas missões pode não dar certo porque o seu cérebro acredita que, ou é hora de dormir enquanto você quer estudar, ou é hora de estudar enquanto você quer dormir.

É interessante delimitar bem as suas atividades, locais e horários. Por isso, separamos algumas dicas para ajudar você:

➡️O que torna uma informação duradoura na mente é a repetição: é preciso reler, rever o conteúdo, quantas vezes forem necessárias até que aquela informação não seja mais algo novo. A memorização não acontece de maneira instantânea.

➡️Experimente outras mídias: talvez ler não seja o seu estilo. Tente escutar, assistir, conversar sobre o assunto. Existem várias maneiras de aprender, nenhuma é certa ou errada, mas é preciso que você encontre a sua.

➡️Preste atenção: tente evitar ruídos externos e pratique a concentração. Estude atentamente, de maneira profunda, sem interrupções. É preciso entender, e não decorar.

Se você mora com outras pessoas, peça para que elas façam silêncio. Coloque os animais de estimação em outros lugares para que não atrapalhem. Desligue celulares ou impeça que as notificações o atrapalhem.

➡️Mantenha uma rotina de revisão: é preciso ver várias vezes o mesmo assunto para saber mais sobre ele, assim como é preciso criar uma rotina e segui-la com dedicação.

Tente estudar, rotineiramente, no mesmo horário, com certa frequência. Assim você informa ao seu cérebro sobre que é hora de se concentrar para aprender e o aprendizado se dá de maneira mais simples, eficiente e duradoura.

➡️Dormir, comer e se exercitar: um bom sono relaxa a mente e ajuda a aprender mais, afinal, uma mente cansada tem mais dificuldade para aprender. É preciso também se alimentar e praticar atividades físicas para ficar com a mente mais afiada.

Lembre-se: corpo são, mente sã. É preciso que haja equilíbrio entre os dois, não só para aprender mais, como também para viver melhor.

Gostou das dicas? Lembre-se de compartilhá-las com um amigo!

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!