Aprenda algumas técnicas

Muitos estudantes se sentem muito cansados com suas rotinas de estudos, principalmente os que têm uma dupla jornada, ou seja: os que trabalham durante o dia e estudam à noite e/ou vice-versa.

Por mais difícil que possa parecer, é muito importante que o estudante aprenda a definir e seguir rotinas, não só de estudos, mas de descanso também, para evitar o cansaço e a procrastinação que leva ao atraso, à não entrega das atividades e consequentemente ao não aprendizado.

Mas como fazer isso? Com organização, paciência, anotando seus horários e usando agendas, planners, diários: o que funciona melhor para você.

Você trabalha e estuda ao mesmo tempo? Essa é a rotina da maioria dos brasileiros e por vezes é muito cansativa, mas não desista! Confira algumas dicas para conseguir conciliar essas duas atividades:

✔️Organização: saiba quantas e quando serão suas horas livres semanais. Aprenda a usar o seu tempo de forma inteligente, separe as horas para lazer, estudos e trabalho. Utilize uma agenda e tenha clareza sobre o quanto gasta no trânsito, na TV e no celular, por exemplo. Anote tudo e espalhe bilhetinhos para você mesmo com os seus horários.

✔️Foco: ao realizar uma tarefa, defina em quanto tempo pretende fazer essa tarefa e se dedique a ela. Esqueça as distrações com as redes sociais e o celular. Só levante quando terminá-la, mas não se esqueça de fazer pausas necessárias.

✔️Crie uma rotina: comece devagar com poucas atividades planejadas e vá aumentando gradativamente, até que cumprir suas tarefas seja algo natural. Nesse caso é interessante utilizar alarmes, agendas, calendários e anotações.

✔️Procure uma pós-graduação a distância: você economiza tempo e dinheiro com o deslocamento, pode estudar onde e quando quiser e o diploma tem a mesma validade que o de um curso presencial.

✔️Durante os fins de semana, procure relaxar com atividades que você gosta: assistir às suas séries preferidas, dar um banho no cachorro, ouvir música. Já que não é possível sair para se divertir, traga a diversão para sua casa.

✔️Deixar todas as atividades para resolver na última hora é uma péssima ideia. Você fica cansado, não aprende e corre o risco de errar. O ideal é que você faça as suas atividades aos poucos, um pouquinho por dia, assim elas não se acumulam e você consegue se organizar.

✔️Experimente estudar com um amigo: existem várias ferramentas online que conectam as pessoas. Defina um horário, troque notas e discuta a matéria. Vocês dois vão aprender mais.

Gostou dessas dicas? Compartilhe-as com seus amigos!

agencia