Com a impossibilidade de realizar os encontros presenciais entre professores e alunos, devido às medidas de isolamento social da COVID-19, as aulas remotas surgiram como alternativa para o processo de ensino-aprendizagem.
Adaptar toda a dinâmica da sala de aula presencial para os ambientes virtuais, tornou-se um dos grandes desafios dos educadores, demandando investimento de tempo, estudo e tecnologia.
A proposta atual é diversificar e personalizar a experiência dos alunos no processo de ensino-aprendizagem, usando a tecnologia a favor da Educação, permitindo assim, melhor acesso à informação, compartilhamento de conhecimentos, maior interatividade e uma atuação mais crítica e participativa dos alunos.
Nesse contexto, foi proposto aos alunos da Disciplina de Comportamento Organizacional da FARESE, neste primeiro semestre de 2021, a criação de um perfil no Instagram (@comportamento.org.farese), com o objetivo de sedimentar os conteúdos trabalhos na disciplina, promover pesquisas a respeito de temas referentes à comportamento organizacional, bem como difundir o conhecimento adquirido ao público em geral.
Além disso, devemos considerar que o Instagram representa hoje, uma forte ferramenta de interatividade e relacionamento das organizações com seus clientes, sendo assim, torna-se essencial entender o funcionamento desta importante ferramenta e estar familiarizado com seus recursos.

A disciplina de Comportamento Organizacional, está sendo cursada de forma conjunta, por alunos do 3º período de Administração e 3º período de Ciências Contábeis, 5º período de Administração e 5º período de Ciências Contábeis e 7º período de Administração. O fato de várias turmas estarem unidas nesta disciplina, proporcionou um aprendizado ainda mais produtivo e uma excelente troca de experiência entre os alunos.
A aluna Ézila da Silva Damasceno, do 7º período de Administração ressalta a importância de ter esse contato com o Instagram: “ Foi uma experiência muito boa, poder trabalhar em uma rede social que faz parte do nosso cotidiano, sendo criador de conteúdo, conteúdo esse que faz parte da nossa vida pessoal e profissional, aprendendo de uma forma leve, ao criar e ao ver as criações de meus colegas”.
No mesmo sentido, a aluna Jadzya Pioto Uliana, do 3º período de Administração diz que: “Poder usar ferramentas inovadoras como as redes sociais para a divulgação dos conhecimentos adquiridos nas aulas foi uma experiência inovadora e divertida, já que estamos na era tecnológica, incluir estes meios nas aulas ajuda muito a absorção e compreensão de conteúdo”.
Depoimentos como estes, mostram o quanto é importante buscar continuamente ferramentas, recursos e novas propostas didáticas que tornem o processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, participativo e significativo para o aluno.
A experiência coletiva que estamos vivenciando está trazendo verdadeiras mudanças na nossa forma de pensar a Educação. Os alunos começaram a perceber que o processo de ensino-aprendizagem se torna muito mais rico quando compartilham as próprias experiências, buscam aprender a aprender, e se dispõem a descobrir suas próprias competências e habilidades, colocando-as em prática.
“A ideia nos trouxe mais do que somente um trabalho, ela despertou habilidades que nem sabíamos que tínhamos prazer em fazer. A proposta feita pela Professora Ana Paula foi algo que despertou a busca por mais conhecimento dentro da disciplina. A cada aula, temas que não estão somente no plano de ensino, mas que estão no dia-a-dia, dentro ou fora do âmbito profissional. Um desafio que aceitamos e que pode mostrar um pouco do que é um trabalho em equipe! ”, ressalta a aluna Laiza Coelho do Carmo, do 7º período de Administração.
Enquanto professora, me sinto extremamente realizada tendo a oportunidade de pôr em prática novas propostas de ensino-aprendizagem, que permitam aos alunos obter e compartilhar esses conhecimentos, bem como a possibilidade de proporcionar a descoberta de novas habilidades e competências não só aos alunos, mas também a mim mesma, nesse percurso transformador que é a Educação.

Prof.ª Ma. Ana Paula Peroni*

midia