Cuide-se durante essa estação

O verão começou neste mês de dezembro em todo o hemisfério sul e promete trazer muito calor até meados de março, quando começa o outono. É uma estação que costuma trazer, além de muito calor, muitas chuvas.

As temperaturas altas combinadas com um tempo mais úmido podem trazer problemas de saúde para várias pessoas de diferentes faixas etárias, desde bebês de colo até idosos e pessoas mais jovens.

Com as altas temperaturas, nosso organismo costuma perder mais água do que ganha através da transpiração. Assim, os casos de desidratação são comuns nesta época do ano. São comuns também os problemas já conhecidos, como Dengue.

Confira alguns cuidados que você deve adotar para que o seu verão não se torne um pesadelo:

🌞Consuma bastante líquido e mantenha seu corpo sempre hidratado: o ideal é que as pessoas consumam cerca de dois litros de água por dia. Essa quantidade pode variar de acordo com cada um. Evite abusar do álcool e de bebidas muito doces.

🌞Evite comidas muito pesadas: no calor, nossa digestão demora mais, especialmente se você comeu algo muito gorduroso ou açucarado. Prefira frutas, legumes, vegetais e refeições leves, abuse da água de coco, suco e picolé de frutas.

🌞Evite exposição solar entre às 10h e às 16h: é neste horário que os raios solares estão mais fortes e é preciso que haja cuidado. Use protetor solar, não saia durante esses horários, use boné e cuide da sua pele.

🌞Use protetor solar: sempre, todos os dias, e reaplique caso necessário. Encontre o fator de proteção certo para a sua pele e aplique o protetor com abundância. Não se esquece também de proteger os lábios com protetor solar labial.

🌞Cuidado com água parada, afinal, é no verão que a Dengue e outras doenças transmitidas pelo aedes aegypti se multiplicam. A Dengue já é uma doença conhecida mas que, infelizmente, continua dando as caras todos os verões.

Verifique se a sua caixa d’água está tampada, se há lixo destampado e outros entulhos no seu quintal que possam acumular água em caso de chuva. Lave sempre as vasilhas de água dos animais e os vasos de plantas.

Outro cuidado que pode ser adotado é a instalação de telas mosquiteiras em janelas, mas o mais importante é que haja conscientização e que cada um cuide do seu espaço, pensando sempre no outro.

Cuide da sua saúde em todas as estações do ano!

agencia