Desafios e vantagens do EAD

Como conquistá-lo?

A rotina da maioria das pessoas mudou com a pandemia e essa mudança permanecerá. Estudar de casa – ou de onde você precisar – é uma das vantagens do EAD, modalidade que só cresce com o passar do tempo.

O EAD economiza tempo e dinheiro ao não exigir o deslocamento para a faculdade ou instituição de ensino, mas nem por isso é menos exigente: é preciso que haja o mesmo grau de dedicação que um curso presencial.

Mas, como me portar durante o meu curso EAD para ter o máximo de aproveitamento das aulas? Além de separar suas atividades estudantis da sua vida pessoal, outras dicas devem ser seguidas, confira:

Crie métodos para se concentrar nas tarefas: falta de organização e foco atrapalham – e muito – o rendimento. Por isso, defina horários e dedique-se somente aos estudos. Se precisar, utilize despertadores.

Vista-se adequadamente: o fato de não precisar sair da sua casa não torna o compromisso menos formal. Procure, no entanto, ficar confortável. Vista-se com algo confortável, mas tente não ficar sempre de pijamas.

Invista em um local ideal: escolha um local onde você possa apoiar seu computador, se aconchegar e focar. De preferência, um ambiente silencioso, sem pessoas para te incomodar, arejado e com uma boa iluminação. Não fique na cama nem no sofá ou algo relacionado a relaxamento.

Foco na rotina: defina horários para assistir às aulas, estudar e revisar o material. O ideal é separar pequenos momentos ao longo da semana e tentar não estudar por muitas horas seguidas de uma vez. Isso pode trazer desânimo.

Separe alguns dias para estudar pequenas partes da matéria, assistir às aulas, fazer as atividades e ler o material indicado. Opte por um calendário, de papel ou digital, para ter uma boa visualização do que deve ser feito.

Evite distrações: evite desviar a atenção para televisão, animais de estimação ou brincar com os filhos, mas faça pausas com uma certa frequência. Mantenha o celular desligado ou distante e tente não acessar as redes sociais.

Sabemos o quanto o celular e a TV são tentadores, mas tente vê-los como recompensas após algumas horas dedicadas somente aos estudos. Seu futuro estudantil e as suas notas agradecem esse esforço.

Por último, mas não menos importante, tenha em mente o porquê de estar estudando, de buscar um futuro melhor: seja para ter mais destaque na carreira, para melhorar de cargo, para voltar ao mercado de trabalho ou conhecer mais sobre aquela área.

Com essas dicas, você consegue fazer algumas modificações simples e se adaptar ao estilo EAD. Boas aulas e boa sorte!