Dicas para fazer uma redação nota mil no ENEM

Saiba como arrasar no exame

O Enem (Ensino Nacional do Ensino Médio) é mais do que uma prova: com suas notas individuais no Enem o candidato pode, por exemplo, inscrever-se em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação. O exame também pode ser uma referência para autoavaliação do estudante.

No dia 3 de novembro serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação terá cinco horas e trinta minutos de duração, contadas a partir da autorização do aplicador para o início das provas.

Vai prestar o Enem neste ano? Segundo o INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a taxa de candidatos que faltam às provas tem diminuído. O número de inscritos confirmados está cada vez mais próximo ao de participantes que efetivamente comparecem às provas a cada ano.

Uma das preocupações mais recorrentes, porém, continua sendo com a redação.
O participante deverá elaborar um texto dissertativo-argumentativo, em língua portuguesa, com letra legível, escrito com caneta esferográfica de tinta preta, dentro de um tema proposto. Impropérios, desenhos e afins serão motivo de anulação, assim como partes de texto deliberadamente desconectados com o tema proposto e letra ilegível.

Com a técnica certa, treino e concentração é possível fazer uma boa redação e garantir uma nota alta. Confira algumas dicas da Farese para fazer uma redação nota mil:

• Escreva frequentemente: a prática leva a perfeição e treinar a sua redação, não apenas perto da prova, faz com que escrever se torne cada vez mais fácil;
  • Com o seu texto pronto, analise onde você pode melhorá-lo: português? Gramática? Ideias vagas? Estrutura? Identifique, corrija e treine;
  • Invista em repertório: leia, informe-se e esteja por dentro dos temas atuais;
  • Siga uma estrutura básica que consiste em: introdução – no primeiro parágrafo, apresente as ideias e sobre o que o seu texto irá tratar. Nos parágrafos seguintes, desenvolva o seu tema: explique a sua ideia, apresente exemplos, sugira soluções. Ao final do texto, conclua o raciocínio retomando algumas temas apresentados e a solução sugerida;
  • Cuidado para não se repetir;
  • O texto deve ter acima de sete linhas para que não seja automaticamente zerado como “Texto insuficiente”.
  • Não se esqueça do título;
  • Não fuja do tema;
  • Sua redação pode ser “zerada” caso apresente letra ilegível, que impossibilite sua leitura por dois avaliadores independentes;
  • Atenção no relógio: aproveite o seu tempo e faça o melhor que puder. Não haverá prorrogação do tempo previsto para a realização das provas ou para o preenchimento da Folha de Redação.

As provas desta edição serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. Boa sorte! Siga o blog da Farese para mais dicas como essa.