É hora de mudar de carreira?

Considere algumas alternativas

Você acha que é hora de mudar de carreira? Você não está sozinho: de acordo com dados do Instituto Locomotiva, 56% das 33,3 milhões de pessoas inseridas no mercado formal mudariam suas carreiras em busca de felicidade no trabalho (https://tinyurl.com/ywu2a86p).

Muitos profissionais relatam insatisfação com a vida profissional e com as escolhas acadêmicas, e os motivos são vários, desde o salário até o dia a dia na área escolhida, que muitas vezes decepciona e não é o que o profissional esperava.

Muitos estudantes, ao terminarem o ensino médio, partem logo para a faculdade e se formam em áreas indicadas pelos pais ou amigos, sem levar em consideração seus sonhos e aptidões.

O medo de estar perdendo tempo é real, porém infundado. Você tem todo o tempo do mundo para decidir sobre o seu futuro e pode mudar a direção dele no momento que quiser.

Essa pressa pode ser um dos motivos da insatisfação na área escolhida. É preciso que o estudante leve em consideração, além das sugestões de familiares e amigos, aquilo que eles realmente gostam de fazer.

Não adianta, por exemplo, fazer algo relacionado à saúde se você tem medo de sangue, o mesmo vale para profissões que exigem muita paciência. Algumas habilidades podem ser treinadas e desenvolvidas, mas alguma aptidão é necessária.

Caso queira mudar de área, o profissional deve levar em consideração o mercado de trabalho onde está inserido e o que que se inserir e se essa é uma boa hora, se já não existe uma saturação daquele mercado.

Se essa é realmente a sua vontade, saiba que nunca é tarde para mudar: o mercado de trabalho está em constante mudança e é importante que o profissional – de qualquer área – se adapte a elas.

Antes de fazer essa mudança, no entanto, reflita: qual é a causa de insatisfação na sua carreira atual? Será que essa insatisfação não estará presente também em outra área que você escolher? Por que você acredita que essa mudança é válida?

Em algumas áreas não é preciso fazer uma nova graduação, por exemplo, mas investir em uma pós-graduação em uma área diferente. Isso demonstra a vontade de aprender que o candidato tem e a atualização constante dos conhecimentos dele.

Se você decidiu dar um passo em uma área diferente, você precisa de orientação, e é isso que oferecemos: venha investir no seu desenvolvimento com os cursos da Farese!

A FARESE oferece mais de 1000 opções de cursos para você escolher e dar mais esse passo rumo ao seu sucesso profissional. Acesse: farese.edu.br e conheça os nossos cursos.