Mantenha a saúde com a ergonomia

Saiba mais

Você, estudante: sente dores nas costas? Na vista? Nos pulsos, ombros e pescoço? Saiba que o problema pode ser a falta de ergonomia no seu local de estudos.

Ergonomia é um conjunto de regras e ações que visa o conforto e o bem-estar dos estudantes, dos trabalhadores e de outras pessoas que realizam atividades repetitivas, normalmente, mas nem sempre, na frente de telas.

Ficar por muito tempo sentado, na mesma posição, olhando para o mesmo local pode causar problemas a curto, médio e longo prazo. Evitá-los é o melhor remédio. Quer saber como? Confira algumas regras básicas:

1- Atenção à altura e a distância das telas e teclado
Eles devem estar a uma distância de pelo menos um braço. A altura deve estar na frente dos seus olhos para que você não fique olhando nem muito para baixo, nem muito para cima. O monitor deve estar a uma distância de 50 cm a 75 cm dos olhos.

Se você utiliza um notebook, invista em mouse e teclado acessórios, eles ajudam a manter os braços na posição correta. Invista também em um apoio para o notebook que o mantém levemente elevado.

2- Providencie apoio para as costas, cotovelos e pescoço
A cadeira deve ser confortável e alta o suficiente para você. Permanecer por muito tempo sentado, na mesma posição em uma cadeira que não é feita para longas jornadas pode causar problemas nas costas, na postura, no pescoço e dores.

Procure investir em uma boa cadeira que tenha apoio para o pescoço, braços, costas e cotovelos. Existem ótimos modelos no mercado. Verifique se ela é adequada ao seu peso e à sua altura.

Os pés devem estar apoiados no chão, os dois. Tente não manter as pernas cruzadas e, se seus pés não alcançarem o chão, invista em apoios para eles.

3- Procure um ambiente bem iluminado
Caso seu local seja escuro, providencie boas lâmpadas e luminárias. Um ambiente ideal seria a luz ao seu lado, não à sua frente ou atrás de você. Invista em boas lâmpadas, luminárias e dê preferência à luz natural..

A ergonomia previne dores nas costas, no pescoço, nos joelhos, pulsos, olhos e cotovelos. É hora de investir em hábitos e melhorias para a sua saúde. Insira momentos de distração na sua rotina.

Vale a pena levantar a cada hora para esticar as pernas e beber água. A hidratação também é fundamental. Comece a cuidar ainda hoje da sua saúde e evite problemas no futuro. Sua saúde agradece!

Como está o seu cantinho de estudos? Conte para a gente!