Melhore a capacidade do seu cérebro

Saiba como

Manter o cérebro afiado em todas as fases da vida requer dedicação, empenho e alguns cuidados especiais. Algumas atividades podem ser desenvolvidas para melhorar a atividade cerebral e até adquirir novas habilidades.

Ler, escrever, estudar e aprender algo novo, em todas as idades, é fundamental. Manter uma alimentação saudável, praticar esportes e evitar hábitos prejudiciais, como o fumo e a bebida em excesso, ajudam bastante. Confira outras dicas:

?Pratique atividades físicas: o cérebro cresce à medida que nos exercitamos. A atividade física aumenta as sinapses, cria mais conexões dentro do cérebro e ajuda na formação de células extras.

?Pratique a memorização em movimento: se você tentar decorar algo enquanto se movimenta, é muito mais provável que a informação seja retida. Pratique a memorização sempre, invista em jogos da memória que podem ser de cartas ou virtuais.

?Alimentação também ajuda: cerca de 20% do açúcar e da energia que você consome vão para o cérebro, fazendo com que a função cerebral dependa dos níveis de glicose. Uma dieta variada e saudável ajuda a manter o cérebro saudável.

?Relaxe: a ansiedade prolongada e os altos níveis de estresse são realmente tóxicos para o cérebro. É importante aprender a “desligar” de vez em quando, para permitir que essa parte do cérebro descanse.

É normal estar preocupado e até com medo por causa do Coronavírus e da crise que ele trouxe, mas é importante se lembrar também que essa crise, como todas as outras, também irá passar.

?Desafie você mesmo: atividades como aulas de arte ou cursos de idioma aumentam a flexibilidade do cérebro. Experimentar algo totalmente diferente é desafiador e ajuda a manter o cérebro sempre ativo, com sede de conhecimento.

?Ouça música: pesquisas indicam que a música estimula o cérebro de um jeito muito peculiar. A música pode melhorar a cognição geral. Ouça músicas no seu idioma, naquele idioma que você está aprendendo e também em idiomas totalmente diferentes.

?Durma bem: todo mundo sabe que o sono é importante. Com menos de cinco horas de sono, você não fica tão forte mentalmente. Idealmente, durma em um quarto escuro e acorde com luz natural, que vá aumentando gradualmente.

A falta de sono atrapalha o funcionamento do cérebro e, a longo prazo, pode trazer problemas. Invista sempre em uma boa noite de sono.

Estude: aprender algo novo, em qualquer idade da vida, incentiva o nosso cérebro a funcionar cada vez melhor. 

Por isso, invista em uma pós-graduação da Farese oferecemos mais de 900 cursos de pós-graduação EaD, clique aqui e confira todos eles.

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!