Planeje-se com antecedência

Estudos, férias, festas de fim de ano e responsabilidades: muitos estudantes já estão cansados após um ano longo de muitos desafios, mas desistir na reta final não é a melhor alternativa. 

O fim do ano traz mais desafios e por isso é importante que haja um planejamento eficaz neste momento para que nenhum prazo seja perdido e para que o estudante consiga se organizar. 

Confira algumas dicas para conseguir equilibrar uma rotina e dar conta de todas as atividades sem perder o prazo – nem deixar de se divertir ou descansar:

Tenha um calendário que seja fácil de visualizar: normalmente, os compromissos são fixos. Por isso, é importante anotar todos eles, os prazos e quando eles serão feitos.

Você pode usar uma versão tradicional, de papel; o calendário de uma agenda ou de um celular que lhe envia notificações. O importante é anotar todas as suas obrigações e ficar atento aos prazos, além de cumpri-los, claro.

Estude antes do prazo para evitar imprevistos: estude com margem de segurança para não precisar correr um dia antes das provas. Estudar no dia da prova, correndo, pode não ser uma boa ideia.

Lembre-se: é mais difícil aprender quando se está cansado ou preocupado.

Mantenha as suas atividades em dia: correr contra o tempo é uma batalha perdida. Atente-se aos prazos e tente antecipar as suas atividades para que, caso haja um imprevisto, você tenha um tempo extra para resolvê-los.

Fique firme nos seus objetivos: lembre-se, sempre, porque você começou e tenha em mente os resultados que serão frutos do seu esforço. 

Forme grupos de estudos: saber que você não está sozinho é muito gratificante e dá a energia necessária para seguir em frente. Converse com os seus colegas de turma, mente grupos via aplicativos de mensagens ou chamadas de vídeo.

Estudar em grupos ajuda a sanar dúvidas, debater sobre o conteúdo e ainda ajudar a colegas que têm a mesma dúvida que a sua.

Procure um lugar silencioso: ter um cantinho dos estudos é muito importante para que você avise a você mesmo que é hora de estudar. Se você mora com outras pessoas, peça silêncio e peça também para não ser interrompido.

Estudar num ambiente calmo, tranquilo e livre de distrações ajuda – e muito – no rendimento e compreensão dos conteúdos. 

Não se esqueça de descansar: nem só de estudos vive o estudante. Separe um tempo também para se divertir, descansar e aproveitar as festas de fim de ano.

Conte para a gente: você tem alguma dica de estudos no final do ano que sempre funciona?

agencia