PERIÓDICO DE LETRAS

Aletria: Revista de Estudos de Literatura

Revista de Estudos de Literatura é um periódico trimestral, com avaliação de pares, mantido pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil) desde 1993. Tem como missão fomentar a produção acadêmica sobre Estudos Literários e Culturais, permitindo a pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate na área.

 

Alfa: Revista de Linguística

Publicação contínua financiada pela Pró-Reitoria de Pesquisa da UNESP – Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – publica trabalhos inéditos de professores e pesquisadores, vinculados a instituições de ensino e pesquisa nacionais ou internacionais. A revista edita artigos, resenhas e entrevistas vinculados a todas as linhas de pesquisa dos Estudos Linguísticos.

 

Arcádia: Revista de Literatura e Crítica Literária

É uma revista-⁠laboratório do curso de Estudos Literários do Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. É uma publicação eletrônica de submissão aberta, editada anualmente pelos alunos de graduação do Departamento de Teoria Literária. Aceitamos contribuições de toda a comunidade, independente de filiação institucional ou formação acadêmica. A revista publicará textos de criação literária, resenhas e artigos críticos sobre obras literárias ou acadêmicas da área de literatura, além de fotos e ilustrações.

Bakhtiniana: Revista de Estudos do Discurso ­

Em formato eletrônico, é um periódico bilíngue – português e inglês -, criado em 2008 pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem /LAEL-PUCSP e pelo Grupo de Pesquisa /CNPq Linguagem, Identidade e Memória, com o objetivo de promover e divulgar pesquisas produzidas no campo dos estudos do discurso.

 

Cadernos de estudos linguísticos ­

O objetivo da Cadernos é a publicação de textos científicos nas diversas áreas da Linguística de modo a propiciar aos pesquisadores a publicação de artigos que apresentem resultados de pesquisa, reflexões acadêmicas e estudos analíticos dentro de distintas abordagens teóricas.

 

DELTA: Documentação de Estudos em linguística Teórica e Aplicada

Publica estudos de caráter teórico ou aplicado, oriundos de qualquer área referente ao fenômeno linguístico.

 

Discurso

A revista oferta as mais diversas manifestações de reflexão sobre a cultura, sem distinguir correntes ideológicas, linhas filosóficas ou áreas do saber.

 

Ilha do Desterro

Publica, desde 1979, artigos e resenhas inéditos nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais. Ilha do Desterro é um periódico do Programa de Pós-Graduação em Letras: Inglês e Literatura Correspondente da UFSC, com publicação quadrimestral. Sua maior missão é circular os resultados de pesquisas acadêmicas nas áreas de Inglês, Literatura e Estudos Culturais.

 

Interdisciplinar: Revista de Estudos em Língua e Literatura

Tem como base teórica uma abordagem interdisciplinar, priorizando os Estudos Comparados, Estudos Feministas, Estudos Culturais, Estudos Pós-Coloniais, Estudos Afro-brasileiros, que dê destaque para análise de questões estéticas e políticas do texto literário, da crítica literária e do processo de recepção de obras em países de Língua Portuguesa e Língua Espanhola. Este periódico tem duas seções: um dossiê temático e uma seção livre.

 

Revista Letras & Letras

Aborda as áreas de Letras, Linguística, Literatura e Tradução.

 

Letras de Hoje

É uma publicação trimestral do Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e tem por objetivo a divulgação de trabalhos inéditos relacionados às áreas de Linguística, Teoria da Literatura, Literatura e Língua Portuguesa.

 

Literatura e Sociedade

Aborda a teoria dos gêneros, a interface entre a literatura e a sociedade, a literatura comparada, as relações entre a literatura e outras artes e áreas do conhecimento, a história da literatura, grandes autores e grandes obras, os métodos e as práticas de crítica literária.

 

Revista da ABRALIN

A Revista da Abralin é uma publicação quadrimestral da Associação Brasileira de Linguística, que tem como objetivo publicar textos originais e inéditos (artigos, resenhas, retrospectivas, debates, questões e problemas) em todas as áreas da Linguística, contribuindo para a difusão, fortalecimento e internacionalização da pesquisa linguística no Brasi

 

Revista de Estudos da Linguagem

É um periódico trimestral, com avaliação cega de pares, mantido pela Faculdade de Letras e pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais desde 1992. Tem como missão fomentar a produção científica na área de Teoria e Análise Linguística, permitindo aos pesquisadores do Brasil e do exterior divulgarem suas pesquisas e contribuírem para o debate e o progresso científico na área.

 

Revista de Letras UNESP

Tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação.

 

Revista linguagem em (dis)curso

Tem por objetivo estabelecer um fórum de discussão acerca da literatura, dando ênfase à crítica e à teoria literária em suas diversas abrangências teóricas e metodológicas. Áreas do saber diretamente relacionadas à teoria e crítica literária, tais como a sociologia, a filosofia, a psicanálise, também podem oferecer contribuições relevantes para os estudos literários e serão aceitos para publicação.

 

Revista Literatura e autoritarismo

Publica artigos e ensaios envolvendo discussões de tópicos acerca de questões como violência, autoritarismo, violação de direitos humanos, exclusão e preconceito racial e sexual.

Veredas: Revista de Estudos Linguísticos

Tem a missão de publicar artigos científicos, ensaios, traduções e resenhas, de caráter necessariamente inédito e de reconhecida qualidade acadêmica, produzidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros, unicamente da área de Linguística, teórica e aplicada, e em suas diversas subáreas.

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!