PERIÓDICOS DE DIREITO

Revista Jurídica da Presidência / Revista Jurídica Virtual

A Revista Jurídica da Presidência – RJP é um periódico científico criado em 1999 pela Subchefia para Assuntos Jurídicos da Presidência da República, com o objetivo de publicar trabalhos das mais diversas áreas do direito e das políticas públicas e com vistas a difundir a pesquisa científica e a fomentar o debate acadêmico de qualidade.

 

Revista Direito GV

É uma publicação acadêmica da FGV Direito SP em formato on-line, de acesso aberto (ISSN online version 2317-6172) e que adota a modalidade de publicação contínua de artigos (rolling publication) com periodicidade anual. A revista publica artigos de direito e interdisciplinares, que resultem de estudos empíricos e teóricos em diálogo com os campos de pesquisa em Direito e desenvolvimento, Direito e sociedade e Direito e economia

 

Revista de Direitos e Garantias Fundamentais – FDV

Traz como seu maior objetivo, o compromisso com uma produção científica séria e

de qualidade reconhecida na área de Direitos e Garantias Fundamentais.

 

RDB – Revista de Direito Brasileira

RDB é uma publicação quadrimestral e oficial do CONPEDI, Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, que visa fomentar o estudo das questões mais relevantes que envolvem a jurisdição constitucional tanto em âmbito nacional quanto estrangeiro. Neste sentido, procura-se estudar os principais temas do Direito Contemporâneo de modo reflexivo e dialético. Objetiva-se criar um campo vasto de discussão e aproximação do Direito interno e internacional, propiciando um intercâmbio de informações e soluções sobre as mais diversas questões jurídicas situadas no âmbito da jurisdição constitucional. Tem como finalidade oferecer aos estudiosos do Direito uma visão atualizada dos principais temas das Cortes Constitucionais, buscando aproximar a teoria da prática.

Revista Brasileira de Direito

Recebe contribuições científicas que auxiliem no desenvolvimento dos Fundamentos Normativos e Mecanismos de Efetivação da Democracia e Sustentabilidade, relacionadas com as seguintes áreas temáticas:

Direitos Fundamentais, Jurisdição Constitucional e Democracia; Ética, Cidadania e Sustentabilidade; Direito e novas tecnologias na sociedade da informação; e Estudos sobre teoria e dogmática jurídica no século XXI.

 

UFPR – Revista da Faculdade de Direito

Promovendo um alto nível de pesquisa na esfera jurídica brasileira desde 1953, a Revista da Faculdade de Direito UFPR é um dos mais antigos periódicos dedicados ao Direito no Brasil, e tem sido extremamente bem-sucedida em combinar tradição e inovação. De fato, por mais de sessenta anos a Revista tem respeitado seu passado, assim como tem sido um local para discussão de ideias e conceitos inovadores.

 

Revista Direitos Fundamentais & Democracia – UNIBRASIL

Com periodicidade quadrimestral, destaca-se nacionalmente e internacionalmente por publicar artigos na área de direito constitucional, direito internacional, direito da integração, sempre sob o enfoque dos direitos fundamentais, democracia e dos direitos humanos, sempre se buscando uma análise crítica dos temas pesquisados, de forma a valorizar a técnica e o rigor acadêmico.

 

Direito, Estado e Sociedade (PUC-RJ)

O periódico está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direito da PUC-Rio, espera-se que os trabalhos estejam, preferencialmente, vinculados às suas linhas de pesquisa, a saber: Transformações Constitucionais e Pensamento Constitucional Contemporâneo; Direitos Humanos, Democracia e Ordem Internacional; Teoria do Direito, Ética e Construção da Subjetividade.

 

Revista Direito Público (RDP)

É o periódico oficial do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito Constitucional do Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP). Com foco em temas relacionados ao campo do Direito Público, mas também a assuntos transversais, os quais são interpostos pela publicação de dossiês com temáticas específicas. A revista objetiva ser um espaço de atualização científica constante para a comunidade acadêmica

 

Revista Direito e Praxis

É uma publicação acadêmica vinculada à linha de pesquisa em Teoria e Filosofia do Direito do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Sua missão é a difusão de trabalhos acadêmicos voltados às áreas de Teoria e Filosofia do Direito, Sociologia Jurídica e Filosofia Política, bem como de pesquisas interdisciplinares fundadas em metodologias e abordagens de caráter crítico.

 

Revista Eletrônica de Direito Processual

É um periódico quadrimestral voltado à divulgação artigos e outros trabalhos de cunho acadêmico que contribuam para a área de Direito Processual (civil, penal, do trabalho, administrativo, internacional, tributário, comparado). A missão da REDP é contribuir para o permanente desenvolvimento do Direito Processual por meio da publicação eletrônica de artigos de alta qualidade, acompanhando a rápida e constante evolução do campo.

 

Revista Jurídica (CESUMAR)

Conteúdo de artigos científicos e resenhas críticas e informações referentes à Ciência do Direito.

 

Revista Constituição, Economia e Desenvolvimento: Revista Eletrônica da Academia Brasileira de Direito Constitucional.

A missão da Constituição, Economia e Desenvolvimento: Revista Eletrônica da Academia Brasileira de Direito Constitucional é incentivar a produção de estudos das relações jurídico-constitucionais com a prática e o pensamento econômicos a partir da perspectiva democrática e da efetivação dos direitos fundamentais. Ainda, visa fomentar as discussões acadêmicas sobre o desenvolvimento econômico, jurídico, humano e social e uma leitura crítica da Escola Law and Economics

 

Quaestio Iuris (QI)

É uma publicação trimestral da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e destina-se a divulgar trabalhos de cunho acadêmico que versem sobre temas de Direito em suas diferentes áreas, como Teoria do Direito, Filosofia do Direito, Sociologia do Direito, Direitos Humanos, Ensino do Direito e História do Direito. Serão aceitos trabalhos que promovam o debate e a circulação de novidades teóricas, doutrinárias, jurisprudenciais e legislativas no âmbito do Direito, com ênfase no enfoque multidisciplinar dos institutos jurídicos.

 

Caderno Virtual

Objetiva ser um espaço de atualização bibliográfica constante para a comunidade acadêmica do IDP e do país. O escopo editorial da revista passa a contemplar as seguintes linhas de pesquisa: a) Processo, Jurisdição Constitucional, Direitos e Garantias Fundamentais; b) Direito Privado e Constituição; c) Gestão Governamental e Políticas Públicas e d) Economia, Finanças e Desenvolvimento.

 

Observatório da Jurisdição Constitucional

Observatório da Jurisdição Constitucional, do Instituto Brasiliense de Direito Público, constitui um espaço aberto à comunidade de intérpretes da Constituição. A interpretação constitucional não é tarefa cometida apenas aos juízes, e muito menos está restrita às Cortes Constitucionais. Todo aquele que vive a Constituição é, em verdade, seu legítimo intérprete. A democratização do processo interpretativo torna impensável uma hermenêutica da Constituição sem a participação do cidadão ativo e da esfera pública pluralista. Se a Jurisdição Constitucional permanece com a responsabilidade de dar a última palavra sobre a interpretação da Constituição, suas decisões devem ser alvo constante dos olhares atentos e críticos da sociedade aberta.

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!