Pessoas mais velhas de volta às salas de aula

Não há idade para recomeçar

A participação de pessoas da terceira idade no mercado de trabalho vem crescendo nos últimos anos. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2018 cerca de 7,9% da população da terceira idade estava trabalhando, um recorde em comparação com os anos anteriores.

Com o envelhecimento da população, contratar pessoas acima dos 60 anos é cada vez mais comum e bem-vindo em várias organizações que consideram a experiência das pessoas com mais idade muito importante. Algumas empresas lançaram programas com vagas abertas apenas para pessoas de idade mais avançada, como parte de um esforço de diversidade e inclusão.

Um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apontou que a proporção de idosos que pararam de trabalhar após perder o emprego caiu de 20%, em 2012, para 16% em 2018. Infelizmente, a maior parte dos idosos ainda está na informalidade ou em ocupações por conta própria. Surge daí a importância de destacar o seu currículo e atualizar seus conhecimentos com uma pós-graduação. Essa é uma das dicas para conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho, independente dos cabelos brancos.

Um dos desafios desta tentativa de retorno ao mercado é a qualificação. O coordenador do IBGE destaca que isso atinge pessoas de diferentes faixas de renda de formas diferentes.

Para os com maior poder aquisitivo, há uma demanda para se atualizar frente a novas tecnologias. Já para os mais pobres, especialmente aqueles em atividades de maior esforço físico (como agricultura e construção civil), é difícil manter a capacidade de trabalho.

É muito importante que a pessoa mais velha busque se manter qualificada para conquistar uma dessas vagas oferecidas. E a Farese pode ajudar você nessa atualização. No Brasil, há 18,9 mil universitários que possuem entre 60 e 64 anos e mais 7,8 mil acima dos 65.

Nunca é tarde para retomar os estudos. Muitas vezes, as pessoas entram no mercado de trabalho muito jovens e não encontram tempo, motivação ou dinheiro para voltar a estudar.

Ao atingir uma idade mais madura, porém percebem que podem voltar às salas de aula, ou ainda investir em uma pós-graduação a distância, que tem a mesma validade de uma pós-graduação presencial e ainda garante economia com transporte e outras despesas.
Saiba que nunca é tarde para aprender e você pode dar um rumo diferente para a sua vida a qualquer momento, basta querer.

A Farese oferece cursos a distância que cabem no seu bolso. Acesse nosso site, saiba mais e matricule-se já!