Nunca é tarde para começar

Você lê com frequência? Entre 2015 e 2019, o Brasil perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores segundo dados de uma pesquisa. Pouco mais da metade do país tem hábitos de leitura.

Apenas cerca de 52% dos brasileiros têm o hábito de leitura e esse número vem diminuindo ano a ano. A única faixa etária que teve aumento de leitores foi a de crianças entre os 5 a 10 anos. Os pré-adolescentes de 11 a 13 compõem a faixa etária que mais lê no país: 81%.

As mulheres leem mais que homens e a Bíblia foi o livro mais citado pelos leitores na pesquisa. Machado de Assis, Monteiro Lobato e Augusto Cury foram os autores preferidos do público.

Os motivos para a queda no índice de leitura no país são vários: os preços dos livros estão mais altos e a crise econômica fez com que muitas pessoas perdessem o emprego e preferissem comprar outros itens.

Além disso, as escolas fechadas por causa da pandemia contribuem para a falta de acesso aos livros e à leitura, afinal, mais da metade dos leitores lê por indicação da escola ou de professores

A leitura, em todas as fases da vida, é extremamente importante: aumenta o vocabulário, traz novas ideias, gera empatia, aumenta os conhecimentos e mantém o cérebro sempre ativo, evitando problemas como o Alzheimer, por exemplo. 

Os benefícios podem ser percebidos logo nos primeiros anos de alfabetização: o aprendizado se torna mais fluido e o incentivo à leitura traz bons resultados a curto, médio e longo prazo.

Quem lê mais também escreve melhor e tem mais facilidade para interpretar textos e escrever redações. Construir frases que façam sentido e aprender a se expressar de uma maneira clara são alguns pontos positivos.

Incentivar o hábito da leitura, ainda na infância, é a melhor forma de garantir que os adultos se tornem leitores, mas nunca é tarde para começar e existem vários projetos que apoiam e incentivam que os adultos e idosos leiam mais.

Por isso, a Farese oferece pós-graduação em Linguística e Formação de Leitores que tem como objetivo atender às necessidades para atuar na linguística e formação de leitores por meio da formação continuada, que promove a atualização dos conhecimentos em relação às diferentes ações, fornecendo confiança para atuar em diversas funções. 

Assim, o curso poderá contribuir com a qualificação dos procedimentos que envolvem os aspectos filosóficos, linguística textual, linguagem brasileira, leitura e formação de leitores e linguística aspectos fonéticos, fonológicos e sociolinguísticos. 

O curso permite ao profissional tratar o ensino da língua de forma adequada à função social da linguagem, desenvolvendo habilidades e competências profissionais, capacitando-o para trabalhar com novas metodologias, de acordo com os PCNs; aperfeiçoando a capacidade de leitura acadêmica e de pesquisa.

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