Aprenda mais sobre as diferentes formas de aprender

Aprender não tem uma fórmula única. Quando vamos à escola, imaginamos que todas as pessoas aprendem do mesmo jeito e partilham os mesmos interesses.  Porém, basta olhar um pouco para perceber todo o universo de pessoas diferentes que há em uma sala de aula e entender que nada disso é verdade.

Há pessoas que aprendem de um jeito, enquanto outros aprendem de outro. Há aquelas que aprendem um determinado conteúdo rapidamente, e há aquelas que leva mais tempo para entender tudo.

Então, qual a melhor forma de aprender? A verdade é que não há a melhor. Há aquela que melhor funciona para você. Continua a leitura para entender quais são as principais:

Aprender lendo           

A forma mais comum de aprender é através da leitura. Porém, é importante ter em mente que ela não serve para todos. Quando você tenta aprender lendo, deve se perguntar se

– Consegue absorver tudo que lê,

            – Consegue relacionar a informação com outros conhecimentos, e

            – Percebe que está avançando no aprendizado daquele conteúdo.

Se você percebe que essas três características estão sempre faltando quando você tenta aprender algo através da leitura, talvez outra forma de aprender seja mais adequada:

Aprender ouvindo

Se você é daqueles que sente que tem dificuldade em aprender quando está olhando para um livro, talvez o mais adequado para você seja assistir aulas sempre. Aprender ouvindo pode ser uma habilidade natural para você. E se este é o seu caso, prefira sempre as vídeo-aulas, ou as aulas presenciais, e procure sempre tirar o máximo proveito possível.

Aprender ensinando

Outra forma interessante de aprender é através do processo de repassar o seu conhecimento. Quando ensinamos outras pessoas, somos forçados a pensar melhor sobre aquele conteúdo, e isso aumenta consideravelmente o nosso grau de compreensão.

Para essa forma de aprendizado, procure formar grupos de estudo para ensinar os seus amigos sobre aquelas matérias que você conhece. Isso o ajudará a solidificar aquele conhecimento.

Vale ressaltar que essas formas de aprendizado não são excludentes. Alguém pode conseguir aprender utilizando todas essas formas. Porém, se você sente que possui dificuldades em absorver e aprender qualquer conteúdo novo, deve antes se perguntar: eu aprendo melhor lendo, ouvindo, ou ensinando outras pessoas?

De maneira geral, procure identificar como você aprende e quais ferramentas funcionam melhor para você. Nem sempre as ferramentas passadas por outras pessoas são as melhores para o seu caso.    

Gostou deste texto? Não deixe de acompanhar mais do nosso conteúdo sobre estudo e aprendizado!         

agencia