Seja um profissional que faz a diferença

Independentemente de onde trabalha

Com a pandemia, muitas empresas precisaram se adaptar e identificar seus pontos fortes. Esses pontos fortes, muitas vezes, são os próprios colaboradores que estão bem capacitados, prontos para atuar, desenvolvidos e alinhados com os objetivos da empresa.

Para esses profissionais, a chance de sucesso e evolução no mercado são maiores. O mercado de trabalho destaca indivíduos com aptidão para analisar situações desafiadoras, capazes de apontar inovações e elaborar soluções de impacto.

Mas, como me tornar esse profissional que faz a diferença? Existem tantos cursos, treinamentos e outros aperfeiçoamentos disponíveis no mercado, em qual deles é melhor investir tempo e dinheiro?

Algumas habilidades, mais do que alguns conhecimentos específicos – embora eles também sejam importantes – são tão importantes e imprescindíveis quanto qualificações.

A boa notícia é que uma alternativa não cancela a outra e habilidades podem ser adquiridas em qualquer momento da vida, tanto para quem não está inserido no mercado de trabalho quanto para quem quer fazer parte dele.

Com otimização e especializações, atualização constante e vontade de aprender, é possível equilibrar todas as habilidades. Com treinamento e dedicação, é possível otimizar a performance. As habilidades mais procuradas pelo mercado de trabalho são:

?Autocontrole: mais do que saber manter a calma, é aprender a se regular e a se comportar adequadamente em diferentes situações, em outras palavras, se adaptar. Mais do que ter uma boa educação – algo indispensável, é preciso saber ainda aprender a esperar, calar, ouvir e entender. Algo que leva ao próximo tópico.

?Empatia: aprender a ouvir, entender e compreender as emoções, motivos e sentimentos do outro é uma habilidade extremamente valiosa em todos os relacionamentos humanos, nos pessoais e profissionais.

Essa é uma competência que pode ser desenvolvida através de cursos e treinamentos e é muito importante para líderes e pessoas que lidam diretamente com outras pessoas. Ouvir para entender, e não para responder, é muito importante.

?Resiliência: basicamente é a habilidade de resistir, insistir e seguir em frente, confiar em você mesmo e nas suas habilidades. Muitas vezes os profissionais encontrarão desafios de diferentes intensidades e é através deles que o crescimento e a experiência virão.

?Pensamento crítico: tem bastante a ver com o último tópico. É importante ser sincero consigo mesmo, reconhecer pontos que precisam ser melhorados e o que é melhor para você naquele momento.

A boa notícia é que você pode se tornar esse profissional a qualquer momento, basta investir em uma ou várias pós-graduações para ver as oportunidades que o conhecimento traz!

Posts relacionados

Faça sua pré-matrícula

Fale Conosco

Nós ligamos para você!