Veja algumas dicas de como aproveitar melhor suas anotações

Todo mundo sabe que fazer anotações é algo essencial durante as aulas ou durante uma sessão de estudos. Porém, nem todo mundo sabe fazer anotações da maneira correta de forma a poder aproveitar o que foi escrito da melhor forma possível.

Se suas anotações são mal feitas, então há grandes chances de que você não entendeu bem o que estava tentando aprender.  Por essa razão, separamos algumas dicas do que fazer para melhorar suas anotações e conseguir melhorar o seu processo de aprendizado. Confere aí!

1 – Interaja com suas notas

Sim, interaja com suas notas. Se está numa aula, não anote apenas o que o professor escreveu, faça suas próprias notas. Faça comentários, perguntas, sublinhe, circule, enfim, interaja com o texto de todas as formas possíveis.

Isso mostrará que você está pensando sobre o que está escrevendo e não apenas copiando informações de forma passiva.

2 – Tenha um sistema próprio de organização

Com o tempo, procure elaborar seu próprio sistema de anotações. Ou seja, você pode criar um padrão pessoal para como você organiza toda informação.

Você pode ter um sistema próprio de organização para informações de livros, de aulas presenciais, vídeo-aulas, e assim por diante. O importante é que você procure organizar a informação de uma maneira eficiente e de acordo com suas próprias necessidades.

3 – Utilize cores diferentes para funções diferentes

No seu sistema de organização de anotações é importante que você procure utilizar cores diferentes para funções e informações diferentes. Por exemplo, você pode utilizar marcadores de textos de cores diferentes para livros, utilizar cores de caneta diferentes para informações diferentes de um livro, e assim por diante.

O importante é que cada cor tenha uma função. Azul pode ser exemplos, enquanto vermelho pode ser perguntas e comentários pessoais. Porém, também tenha cuidado para não utilizar cores demais e acabar tendo um trabalho gigante para anotar qualquer coisa. Saiba moderar.

4 – Faça anotações e mapas mentais

Se você ainda não sabe como fazer um mapa mental, é imprescindível que você aprenda o quanto antes. Com um mapa mental você consegue organizar toda informação de uma maneira completamente visual e facilmente memorável.

Os mapas mentais são modelos de organização de informação extremamente eficientes e podem ser utilizados para ilustrar e melhorar a qualidade das suas anotações.

Gostou deste texto e gostaria de mais dicas de estudos? Não deixe de acompanhar nosso conteúdo.

agencia