Confira algumas dicas para superar

Falar é uma forma de se expressar que o ser humano cultiva desde os primórdios da humanidade. São 6912 idiomas em todo o mundo, um número que pode até aumentar devido a novas descobertas em regiões mais remotas.

Você sabe qual é o idioma mais falado no mundo? O idioma mais popular do planeta é o mandarim, o principal dialeto chinês, falado por cerca de 870 milhões de pessoas. Em segundo lugar aparece o hindi, a língua oficial da Índia, usado por cerca de 500 milhões de pessoas. O espanhol vem em terceiro lugar, o inglês em quarto e o português em sétimo.

Todas as línguas têm algo em comum: elas foram feitas para que as pessoas se comuniquem, se expressam, digam o que pensam e o que sentem. No entanto, algumas pessoas não conseguem falar em público, e o problema não é a língua.

Cerca de 33% da população tem mais medo de falar em público do que de morrer. Essa informação é alarmante e convida a refletir: nosso sistema de educação é falho por não incentivar a exposição de argumentos e por não identificar, desde a infância, sintomas de ansiedade que podem ser tratados.

Seu medo de falar em público pode estar minando as suas chances de avançar na sua vida, principalmente na área profissional. Muitas vezes, os profissionais têm um grande conhecimento, porém, não conseguem transmitir esse conhecimento de maneira esclarecedora, seja por medo ou por falta de técnica, barrando assim o seu sucesso. Algumas dicas, no entanto, podem ajudar você:

  • Conteúdo: dominar a informação que você pretende transmitir. Estude muito e responda a eventuais dúvidas que a sua plateia possa ter;
  • Gestão da imagem: saiba quem você é e transmita quem você é;
  • Autoconfiança: acredite em você mesmo;
  • Treine: a prática leva a perfeição. Explique um conceito para sua família ou amigos para se sentir mais confiante.

Existem vários cursos de oratória disponíveis no mercado que prometem ajudar na desenvoltura de quem precisa falar em público. Em casos mais graves, é indicado que a pessoa procure ajuda médica profissional para se libertar de um medo paralisante que a impede de seguir adiante.

A FARESE oferece pós-graduação em Técnicas de Comunicação e Oratória com o objetivo de desenvolver e aprimorar a arte de falar em público com tranquilidade nas mais diversas situações.

É destinado a profissionais que pretendem trabalhar com a área de Comunicação e Oratória. A metodologia utilizada oferece recursos para o participante lidar com a ansiedade e o nervosismo ao se expressar em público.

Saiba mais, matricule-se já!

grupofaveni